Estar com a saúde bucal em dia é fundamental para quem quer ter o sorriso perfeito e sua autoestima elevada.
Muitos querem ter um sorriso perfeito e saudável, mas poucos sabem, de fato, cuidar da saúde bucal. Alimentos gordurosos ou até mesmo que apresentam muito açúcar na sua composição, são fatores que podem prejudicar a saúde dos dentes. Para a cirurgiã-dentista Ludimilla Abi-Saber Toledo, sócia da Clínica Vitácea, em Belo Horizonte, os principais cuidados que devemos ter é com a higienização bucal, a escovação e com o uso do fio-dental.
Mas, qual a maneira correta de escovar os dentes? De acordo com a especialista, a escovação deve ser feita primeiro nas superfícies voltadas para a bochecha, dos dentes superiores e, depois, dos inferiores. Para isso, a escova deve estar em um ângulo de 45 graus e com movimentos que vão da gengiva à ponta dos dentes. “Logo, escove as superfícies internas dos dentes, com movimentos suaves e circulares. Escove a face voltada para a bochecha e a superfície usada para mastigar. Para ter hálito puro, escove também a língua, local onde muitas bactérias ficam alojadas”, completou Ludimilla.
Outra dúvida comum entre a população é em relação ao modo de usar o fio-dental. Segundo a dentista deve-se enrolar aproximadamente 40 centímetros do fio ao redor de cada dedo médio, deixando uns dez centímetros entre os dedos. “Segurando o fio dental entre o polegar e indicador das duas mãos, deslize-o levemente para cima e para baixo entre os dentes. Passe cuidadosamente o fio ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva. Nunca force o fio contra a gengiva, pois ele pode cortar ou machucar o frágil tecido gengival. Utilize uma parte nova do pedaço de fio dental para cada dente a ser limpo. Para remover o fio, use movimentos de trás para frente, retirando-o do meio dos dentes”.
Segredos para o sorriso perfeito
Ludmila explica que a escova ideal para a remoção da placa bacteriana e dos resíduos de alimentos é a de cerdas macias. Além disso, as escovas com cabeças menores também são mais adequadas, porque alcançam melhor todas as regiões da boca, como, por exemplo, os dentes posteriores, mais difíceis de alcançar. Já em relação à pasta de dente, ela recomenda perguntar ao dentista qual seria a mais indicada para cada caso. “As crianças até 5 anos devem utilizar pastas sem flúor e após essa idade devem ser usadas pastas com baixo teor de flúor”, acrescentou.
A dentista ainda garante que cometemos vários erros na higiene oral, sendo que os mais comuns são: utilizar uma escova com cerdas duras; utilizar uma força ou carga exagerada durante a escovação; utilizar escovas velhas e desgastadas; escovar os dentes com uma frequência exagerada; escovar os dentes com uma grande quantidade de creme dental, entre outros.
Dicas para um sorriso bonito
Para prevenir doenças, ter um sorriso perfeito e manter uma boa saúde bucal, veja algumas dicas da especialista:
- Usar produtos de higiene bucal que contenham flúor.
- Redobre os cuidados na higienização noturna.
- Evite comer açúcar 3 horas antes de dormir.
- Prefira consumir balas, chocolates, mel ou café junto com as principais refeições, para evitar uma exposição frequente aos doces.
Além da atenção com a alimentação e o cuidado com a higiene bucal, Ludmila ressalta que as visitas periódicas ao dentista são fundamentais e que devem ser feitas, no mínimo, a cada 6 meses.
Que tal marcar a sua visita agora mesmo?