Saiba como a alimentação pode beneficiar a saúde bucal
31 de março é dedicado ao Dia da Saúde e Nutrição. A data foi criada para incentivar os brasileiros a terem uma alimentação saudável e consequentemente uma vida com mais saúde. Você já ouviu falar que “a saúde começa pela boca”? Uma alimentação saudável contribui para o bem estar geral, inclusive para saúde bucal, pois há vários nutrientes presentes em alimentos que são capazes de conservar e manter os dentes fortes e saudáveis.
Segundo a dentista Ludimilla Abi-Saber Toledo, especialista em periodontia, que atua na Clínica Vitácea, em Belo Horizonte, existem alimentos considerados “detergentes” cuja função é eliminar resíduos de outros alimentos que ficaram aderidos à superfície dental. Sendo eles:
- Pera, maçã, cenoura, laranja;
- Cereais integrais;
- Limão, abacaxi, mamão, acerola e caju;
- Infusão (chá);
- Oleaginosas;
- Canela;
- Água;
- Xilitol;
Ao mastigar esses tipos de alimentos, a especialista explica que as gengivas são estimuladas e há um aumento da quantidade de saliva, diminuindo o número de bactérias na boca. “Alguns desses alimentos, por ter uma consistência endurecida, possibilitam a remoção da placa bacteriana e de resíduos alimentares presentes na superfície dentária. Essa limpeza ocorre através do atrito que o alimento faz com os dentes enquanto é mastigado”, afirmou.
Alimentos importantes para a saúde da boca
Para manter os dentes saudáveis, a dentista esclarece que dependemos de vários fatores, como ir ao dentista regularmente, passar fio dental e escovar bem os dentes. Mas só esses cuidados não bastam, por isso ter uma boa alimentação é fundamental. “Não se esqueça, é claro, de fazer uma boa higienização da sua boca após cada refeição”, ressaltou a Dra. Ludimilla.
Ela ainda lembra que para sustentar uma dieta balanceada, rica em nutrientes e que vá atender todas as necessidades do paciente, nada melhor que consultar um nutricionista.