Cuidados com os dentes devem começar desde cedo.
Assim que nascem os primeiros dentes de um bebê, os cuidados são tão importantes quanto na vida adulta. Engana-se quem pensa que por terem dentes de leite, as crianças podem receber menos atenção ou visitar o dentista com menor frequência. Ao negligenciar essa parte do corpo, os resultados podem ser vistos em longo prazo, com possibilidade de prejudicar a saúde, até mesmo, na vida adulta.
A cirurgiã dentista Ludimilla Abi-Saber Toledo, especialista em periodontia e harmonização facial, explica que uma das principais dificuldades que desanimam os pais nessa fase é a luta para convencer os pequenos sobre a importância de cuidar da boca. “Para as crianças, escovar os dentes, por exemplo, pode parecer incômodo, principalmente, nas regiões mais difíceis de alcançar. Além disso, é necessário parar um tempo e ter paciência para limpar tudo com eficiência. A maioria das crianças não gostam disso. Por isso, é preciso aprender a lidar com a situação”.
O que fazer?
A especialista orienta que uma boa opção é inovar e tornar o momento de limpeza agradável para a criança. “Força-los a fazer algo que não quer, na maioria das vezes, só irá atrapalhar ainda mais. Por isso, investir em coisas que os façam perceber que a higienização é importante e, ao mesmo tempo, divertida, pode ser o caminho”, indicou Ludimilla.
Incentivar os pequenos sempre que puder é outra dica importante. “As crianças aprendem vendo. Isso quer dizer que os pais devem começar a higienização desde cedo para que eles possam aprender. Além disso, ao ver os próprios responsáveis cuidando dos dentes, fará com que eles tenham vontade de fazer também”.
Portanto, algumas ações são preciosas em tais momentos. “Utilizar objetos divertidos, como escovas com um personagem que o pequeno gosta ou conversas descontraídas durante o ato são algumas alternativas. Quanto mais tranquilo eles se sentirem, melhor será o resultado”, garantiu a dentista e sócia da clínica Vitácea, na região da Pampulha, em Belo Horizonte.
Por fim, ela destaca a importância de higienizar todos os locais da boca, pelo menos três vezes ao dia, utilizando escova, pasta de dente e fio dental.
Fonte: Ludimilla Abi-Saber Toledo, cirurgiã dentista, especialista em periodontia e harmonização facial. Professora universitária e sócia da Clínica Vitácea, na região da Pampulha, em Belo Horizonte (www.vitacea.com.br)