As células tronco são capazes de se multiplicar rapidamente e transformar-se em células especializadas, como as da pele ou do fígado, por exemplo. Divididas em dois grandes grupos, células tronco embrionárias e células tronco adultas, elas vêm sendo estudadas ao longo dos últimos anos e aplicadas em diversos tratamentos.
O armazenamento das células tronco de uma pessoa é uma garantia de que, caso ela venha a ter um problema de saúde, haja a possibilidade de regenerar partes do corpo com seu próprio DNA, facilitando a aceitação do organismo na inserção de um novo órgão ou na restituição de uma parte importante do corpo, como as células cardíacas.
A boa notícia é que hoje é possível fazer a retirada de células tronco a partir dos dentes de leite das crianças. Quer saber mais a respeito? Siga conosco por essa leitura!
De onde vêm as células tronco?
A fonte mais utilizada de células tronco é o sangue do cordão umbilical dos recém-nascidos, porém, é preciso saber que os dentes de leite, aqueles que são devotados à fada dos dentes e depois guardados ou jogados fora, também detêm esse importante material genético.
A polpa dos dentes de leite é que reúne as células tronco das crianças, material este que pode ser extraído, congelado e armazenado ao longo dos anos para que, em uma necessidade, seja utilizado para prevenir ou combater diversas doenças.
Um único dente de leite concentra cerca de 7 milhões de células tronco, o que pode salvar a vida de muitas pessoas.
Como extrair células tronco dos dentes de leite?
Somente profissionais habilitados podem fazer o recolhimento dos dentes de leite para extração das células tronco, portanto, recomendamos que você procure pelo odontopediatra dos seus filhos para tirar todas as dúvidas e realizar o procedimento adequadamente.
Uma vez retirado o material genético, ele fica armazenado a -196oC, por tempo indeterminado. O proprietário das células tronco pode fazer uso delas a qualquer momento da vida ou então doar parte desse importante material para a pesquisa médica, auxiliando em novas descobertas sobre o potencial regenerativo das células tronco.
Células tronco na promoção da saúde
Diversas são as aplicações das células tronco na promoção da saúde humana. É o caso, por exemplo, de alguém que sofre um acidente e precisa reconstituir uma parte óssea ou então uma pessoa que possui uma doença cardíaca e precisa reconstituir parte do coração durante uma cirurgia.
Também é possível reconstituir a pele da pessoa a partir de células tronco, um procedimento bastante aplicado em pacientes com queimaduras ou que nascem com lábio leporino.
Existem estudos que demonstram a eficácia das células tronco no combate a doenças degenerativas, tais como Alzheimer e Parkinson, que costumam aparecer em pacientes idosos e comprometer rapidamente a saúde mental e física.
As células tronco também são úteis na recuperação de pacientes com AVC (Acidente Vascular Cerebral), ajudando-os na restauração dos neurônios afetados pela enfermidade e reduzindo os impactos negativos causados, como a perda de movimentos, da fala ou até do raciocínio lógico.
Como você pode ver, os benefícios desse cuidado são enormes e podem proporcionar saúde e bem-estar aos seus filhos em momentos difíceis. Vale ressaltar que as células tronco também podem ser aplicadas em tratamentos de parentes do doador, ou seja, pais, irmãos, tios e avós podem ser beneficiados com esse gesto de carinho.
Quer ficar por dentro de mais conteúdos como esse? Assine nossa newsletter!
Você também pode gostar dos artigos:
- É preciso tratar canal em dentes de leite?
- Aprenda a identificar os primeiros sinais sobre a troca de dentes
- Dentes saudáveis: acerte na alimentação do seu filho