Quantos médicos os pais têm que visitar com os filhos! Entre vacinas, check-ups, etc, é complicado lembrar-nos de tudo, por isso é fácil esquecermos de ir ao dentista para uma boa saúde buco-dental infantil. A seguir, explicamos quando você deve ir com o seu filho(a) ao odontopediatra para fazer uma revisão à boca.
1 ano: consulte o dentista para fazer a primeira revisão dos dentes da criança. Deve-se observar se as gengivas estão preparadas para os primeiros dentes e molares. É o momento de se observar se a chupeta, mamadeira ou, no pior dos casos, o dedo, têm gerado malformações na boca.
Entre os 2 e 6 anos, consulte o dentista a cada 6 meses porque deve-se fazer uma avaliação dos dentes de leite e antecipar possíveis problemas. Além disso, é o momento perfeito para consciencializar as crianças (e pais) de uma boa escovação de seus dentes e tomar nota dos alimentos que produzem cáries.
Aos 7 anos, coincidindo com os molares dos 6 anos, deve-se ir para selá-los. Selá-los? O que é isto? “Não passei por isso” -os pais pensarão- mas por isso por isso nossa geração sofreu tantos problemas dentários. Para as crianças, é difícil escovar estes molares porque estão no final da gengiva. Por isso, é aplicada uma resina para protegê-las de possíveis cáries. Lembrem-se de que são dentes definitivos!!
Entre os 6 e 14 anos, o dentista introduzirá na higiene bucal o uso do fio dentário. Também fará uma avaliação de controles sobre o tártaro, mordida cruzada e apinhamento dos dentes.
A partir de 14 anos, é suficiente ir ao dentista 1 vez por ano para fazer uma avaliação.
Fonte: Saúde UmComo