Extração de dentes siso – tudo o que você precisa saber

Extração de dentes siso – tudo o que você precisa saber

Os dentes siso, também conhecidos como “dentes do juízo”, costumam aparecer em nossas vidas na fase adulta. Por mais que existam pessoas que vivam tranquilamente sem notá-los, na maioria dos casos eles trazem dores e incômodos constantes.

Nesses casos, a melhor solução é a extração de siso. No artigo de hoje você entenderá tudo o que precisa saber sobre o dente siso, desde os perigos da extração até o que é mais indicado, se é remover um de cada vez ou todos em um mesmo dia!

Quando nascem os dentes siso?

Os dentes siso são o terceiro molar — ou o último dente de cada lado da arcada dentária. Na maioria dos casos eles são os últimos a nascer, normalmente entre 16 e 22 anos, e justamente por isso ganharam o nome popular de “dentes do juízo”.

Mas, essa não é uma regra. Os sisos podem nascer antes ou depois dessa idade e em cada caso podem trazer complicações diferentes. Existem diversos motivos que exigem a extração de siso, algumas requerem urgência enquanto outras são mais simples, o que nos leva ao próximo tópico:

Porque a extração de siso é tão comum?

Os principais problemas dos dentes siso estão relacionados com o fato de que eles são os últimos a nascer. Dessa forma, quando não há espaço suficiente para o desenvolvimento, eles podem, por exemplo, nascer entre outros dentes ou até mesmo ficar presos dentro da gengiva.

Há, também, casos onde os sisos aparecem no próprio osso da arcada dentária, causando muitas dores, inchaços e até mesmo inflamações. Quando o desenvolvimento dos terceiros molares é mais agressivo, eles podem empurrar os outros dentes e causar transtornos ainda maiores.

Qual a idade recomendada para extração de siso?

Antes dos 20 anos as raízes dos dentes siso normalmente ainda não estão completamente desenvolvidas, o que faz tanto a extração quanto o pós-operatórios muito mais simples. Após os 30 anos é possível que a raiz já esteja integrada com o osso, complicando o procedimento.

Dito isso é importante frisar que não existe uma “idade ideal” para a remoção desses dentes. É preciso que o dentista analise a situação por meio da consulta e de exames Raio-X para determinar qual o problema e o grau de desenvolvimento para tomar a melhor decisão.

É melhor remover todos no mesmo dia ou não?

A resposta para essa pergunta é: depende. O dentista é quem irá determinar qual a melhor solução para o caso, se é realmente preciso extrair os quatro “dentes do juízo”, se o procedimento pode ser todo feito no mesmo dia ou se o ideal é deixar o corpo se recuperar de uma extração para, só depois, retirar os outros.

De qualquer maneira, as evoluções tecnológicas nas anestesias e nas ferramentas odontológicas tornaram o procedimento mais simples. É preciso, todavia, ter muito cuidado antes e depois do procedimento para ter uma boa recuperação.

A recuperação

A extração de siso é um procedimento cirúrgico que envolve, dentre outras coisas, feridas na gengiva e pontos. Isso possibilita a ação de bactérias, por isso, é fundamental tomar todos os medicamentos indicados pelo dentista da maneira e nos horários corretos.

Outras indicações do pós-operatório são optar por alimentos pastosos e ricos em nutrientes — como o purê de batatas — e líquidos. Fazer compressas de gelo na bochecha e tomar sorvete também podem ajudar a diminuir o inchaço e as dores.

O mais importante é que você busque a orientação de um especialista o quanto antes, para que o problema não fique maior. Quanto antes o profissional agir, melhores serão as possibilidades de um procedimento tranquilo e uma recuperação rápida.

 

Você está precisando extrair os dentes siso? Venha conversar conosco!