Especialista garante que todo trauma dental deve ser avaliado pelo dentista o mais rápido possível, mesmo a lesão que não parece muito importante.
O mês de fevereiro é o mês da festa, onde os foliões aproveitam ao máximo os quatro dias de Carnaval. Durante essa época do ano o cuidado com a saúde bucal deve ser redobrado. Evitar lesões e traumas dentários é fundamental para não estragar os dias de folia.
Segundo a cirurgiã-dentista Ludimilla Abi-Saber Toledo, especialista em Periodontia, os traumas dentários tem maior incidência em crianças e adultos jovens, sendo em dentes decíduos mais comuns as luxações (mudança na posição dos dentes) e na dentição permanente as fraturas dentárias. “As fraturas mais comuns neste período são deslocamento dental (dente com mobilidade, mas ainda está no mesmo local), intrusão (dente deslocado para dentro, como se “entrasse” na gengiva) e avulsão (dente é expelido totalmente para fora).
No caso de pacientes em tratamento ortodôntico fixo, quando sofrem traumatismo nos dentes, a especialista explica que eles podem ter maiores lacerações nos lábios e bochechas, mas menos prejuízos dentários. “Como os dentes estão unidos pelo aparelho, a força do impacto é dividida ao longo dos dentes e não sobre um dente só”, disse Ludmila.
Tratamentos para trauma dental
Sempre que acontecer um acidente, a dentista lembra que a prioridade é avaliar se houve trauma na cabeça, se o paciente está consciente, se há vômito, dificuldade de respirar e/ou falar. “Nesses casos, deve-se encaminhar a pessoa para o serviço de urgência médica. Caso o paciente tenha tido apenas o traumatismo dentário, será necessário localizar o fragmento e/ou dente e colocá-lo em soro fisiológico ou leite (não limpar o dente e segurá-lo apenas pela coroa dentária para não danificar a raiz). Além de aplicar gelo no local do trauma e procurar atendimento odontológico o mais rápido possível para se fazer o diagnóstico e estabelecer o melhor tratamento para cada caso”, orientou a especialista.
Ainda de acordo com Ludmila, o diagnóstico, o plano de tratamento e o acompanhamento são primordiais para a reabilitação dental. Ainda segundo ela, um dente fraturado ou perdido precocemente pode impactar a saúde do paciente, sua qualidade de vida e seu convívio social.
Veja algumas dicas da dentista para prevenir os traumas dentários nos dias de folia:
- Uso de protetor bucal para os atletas;
- Uso de capacetes em esportes e motocicletas;
- Usar cinto de segurança;
- Evitar consumo de bebidas alcoólicas e drogas;
- Dê-prioridade para atravessar na faixa de pedestres. Observar calçadas e raízes de árvores ao caminhar;
- Prevenir acidentes domésticos, como escadas e tapetes, além do cuidado com pisos molhados e escorregadios;
Tomando esses cuidados é só curtir o Carnaval!
Em casos de traumas dentários, consulte nossos especialistas. Marque sua consulta via whatsapp: