Qual o fio dental ideal para cada caso?

Qual o fio dental ideal para cada caso?

Não é novidade para ninguém que precisamos ter muito cuidado com nossa higiene bucal e escolher a escova de dentes certa para garantir um sorriso bonito e saudável. Porém, nem todo mundo sabe que é preciso também atenção na escolha do fio dental.

Muita gente ignora a necessidade de utilizar corretamente essa ferramenta capaz de extrair os resíduos de alimentos que se alojam nos espaços entre os dentes e ainda eliminar o acúmulo de placa bacteriana.

É claro que o dentista é a pessoa mais indicada para apontar qual a necessidade e qual tipo de fio dental cada paciente deve usar, mas, para ajudar nessa tarefa, trazemos algumas explicações sobre os diferentes modelos para facilitar sua escolha. Confira!

Pessoas com pouco espaço entre os dentes

 

Mais conhecida como fita dental, como o próprio nome indica, o modelo é mais achatado e fino, também mais resistente, de forma que não desfia ou se rompe com facilidade. Por isso é indicado para quem tem os dentes mais juntinhos e enfrenta a dificuldade de deslizar o fio entre eles.

Pessoas com maior espaço interdental

 

Outro modelo disponível no mercado e o mais facilmente encontrado nas prateleiras é o multifilamentoso, formado por várias fibras de nylon entrelaçadas formando um fio, o que dá ao fio a capacidade de alcançar maior área de limpeza, já que as fibras se abrem ao deslizar entre os dentes.

É indicado para pessoas que não têm os dentes muito apertados já que tem o calibre maior.

 

Usuários de aparelhos ou próteses

 

Pacientes que fazem uso de aparelho ortodôntico, coroas, implantes dentários ou próteses se deparam com obstáculos que impedem que o fio dental seja facilmente deslizado entre os dentes.

Existe no mercado um modelo de fio específico que possui três partes: uma ponta mais rígida que facilita a inserção, em seguida uma parte de fio mais volumétrica, feita de fibras esponjosas, e outra de fio normal, feito para a limpeza da linha gengival.

O fio em si é o mesmo que a maioria das pessoas utiliza, mas ele possui diferentes diâmetros que o diferenciam e facilitam seu uso para locais de acesso dificultado.

 

Pessoas com dificuldade para manusear o fio

Não é porque a pessoa tem dificuldade para manejar o fio dental que vai simplesmente optar por não utilizá-lo. Existem alguns instrumentos de uso caseiro muito úteis para auxiliar essa tarefa, por exemplo:

 

  • Passa fio: parecido com uma agulha, feito de material plástico flexível, no passa fio é possível inserir o fio dental no orifício existente em uma ponta e penetrar a outra ponta mais fina entre os dentes, para facilitar sua passagem, inclusive em aparelhos ortodônticos e próteses fixas.
  • Fio com haste: indicado para pacientes que não conseguem alcançar a região dos dentes molares, os últimos da arcada e para pacientes com dificuldades motoras. Trata-se de um instrumento de plástico, com uma ponta encurvada presa a um pedaço de fio, que permite uma limpeza mais fácil dos dentes que ficam mais ao fundo da boca.

 

Como foi possível ver, são diferentes modelos disponíveis de fio dental que se adequam melhor em cada caso, portanto o mais indicado é questionar seu dentista qual seria o mais indicado com relação à posição dos seus dentes e sua destreza manual.

Vale lembrar que o fio dental deve ser utilizado todos os dias, sempre após as refeições e não apenas ao perceber algum resíduo de alimento acumulado nos dentes, pois é ele quem vai garantir a limpeza adequada entre os dentes e no sulco da gengiva.

Essa é uma forma de garantir sua saúde bucal e a beleza do seu sorriso!

Se gostou das nossas dicas, siga nossas redes sociais — Facebook, Youtube e Instagram — e fique por dentro de tudo o que estamos falando.