Ter que passar por uma intervenção cirúrgica costuma abalar o estado emocional mesmo de pessoas tranquilas. Passada a tensão do procedimento, não basta apenas relaxar e achar que tudo já acabou.
O período posterior a qualquer cirurgia requer alguns cuidados e atenção do paciente para que o resultado seja satisfatório e não surjam complicações.
No pós-operatório odontológico não é diferente, mas, infelizmente, muitas pessoas costumam ser negligentes e não seguir as recomendações dadas pelo cirurgião-dentista. Confira nossas dicas dos principais cuidados que devem ser tomados após uma cirurgia bucal:
Siga à risca as recomendações
A eficiência de uma cirurgia não está apenas em seu planejamento e execução, mas os cuidados antes e depois do procedimento são fatores determinantes de seu sucesso, prevenindo possíveis complicações e garantindo resultado satisfatório.
Colocar um implante ou extrair um dente, por exemplo, são procedimentos que podem abalar o sistema imunológico e desgastar o físico do paciente, pois a eliminação de líquidos e o processo de cicatrização demandam bastante energia.
É comum passar por certo desconforto no pós-operatório, mas alguns cuidados como repouso e correta administração das medicações prescritas servem para aliviar a dor e o inchaço, além de reduzir o risco de infecção e hemorragia.
Geralmente os três primeiros dias após a cirurgia são os que requerem mais atenção e serão determinantes para o bom resultado da intervenção.
Faça compressas
Este é um cuidado simples, mas que pode fazer muita diferença na redução do sangramento e do edema (inchaço). Nas primeiras 24 horas, o recomendado é fazer compressa gelada. Nos dias seguintes, a compressa quente é mais eficaz para amenizar o desconforto.
O inchaço é uma resposta normal do organismo, que começa a se preparar para trabalhar na cicatrização da ferida, que geralmente dura em média 5 dias. Também é comum surgirem manchas arroxeadas na região da cirurgia, que desaparecem em até 14 dias.
Vale lembrar que em caso de sangramento que não seja possível controlar em casa, é importante entrar em contato com o dentista responsável pela operação.
Cuide da alimentação
Antes e após o procedimento, é recomendado que o paciente opte por uma dieta leve, que deve ser diferenciada pelo menos por mais uma semana depois da cirurgia. Inicialmente, deve-se adotar uma dieta líquida, depois pastosa, pois é importante evitar mastigar na região.
Alimentos quentes tendem a causar dor e prejudicar a cicatrização. O ideal é escolher alimentos com propriedades cicatrizantes, como é o caso do leite e da laranja. Por outro lado, é fundamental evitar frituras, refrigerantes e embutidos, que podem atrapalhar no processo de formação de novos tecidos para fechar a ferida.
Atenção com a higiene
Nas primeiras horas após a cirurgia odontológica, não é recomendado escovar os dentes ou fazer bochechos. Passado esse período inicial, é fundamental seguir as recomendações de higiene dadas pelo responsável pela cirurgia.
É comum ocorrer gosto ruim ou odor desagradável na boca, por isso deve-se fazer uma boa higiene, preservando apenas a região do procedimento. O antisséptico bucal só deve ser utilizado mediante autorização do dentista, pois pode ser muito agressivo.
Após o terceiro dia, uma boa alternativa é recorrer ao bochecho com água morna e sal, que promove alívio e ajuda na cicatrização.
Fique longe de bebidas e cigarro
É importante suspender o uso de cigarro enquanto houver uma ferida aberta na boca, pois suas substâncias tóxicas podem interferir na cicatrização e ainda provocar inflamações e infecções.
Bebidas alcoólicas, como é de conhecimento geral, podem interagir com os medicamentos utilizados e resultar em efeitos colaterais indesejáveis, portanto recomenda-se suspender a ingestão durante os dias em que estiver fazendo uso de remédios, especialmente antibióticos.
Não se esqueça do dentista
O profissional responsável pela cirurgia deve marcar um retorno para que sejam retirados pontos e para conferir o andamento da recuperação do paciente. Seguir a recomendação de voltar ao consultório também previne inflamações e infecções.
Além disso, em caso de emergência, como febre, sangramento ou desconforto excessivos, dificuldade de respirar e qualquer outro sintoma preocupante e fora do previsto, é imprescindível entrar em contato com o cirurgião-dentista.
Tomando esses cuidados no pós-operatório odontológico, crescem as chances de se ter uma boa cicatrização e não sofrer nenhum tipo de complicação. Se você gostou do nosso conteúdo, siga nossas redes sociais — Facebook, Youtube e Instagram — e fique por dentro de nossas dicas e novidades!