Implante dentário – tire suas dúvidas

Implante dentário – tire suas dúvidas

São muitas as razões que fazem os pacientes buscarem clínicas e especialistas para realizar um implante dentário: dentes que não nasceram, acidentes, estética, queda de dentes, dentre muitos outros. Se você está em dúvida sobre o procedimento, chegou ao lugar certo!

Ao longo desse artigo vamos explicar melhor o que é um implante dentário, uma prótese dentária, como é feito o procedimento de implante de dentes e, também, para quem é indicado e quais os riscos de se fazer um implante. Continue lendo e lembre-se de deixar um comentário caso fique com alguma dúvida! Vamos lá?

O que é um implante dentário?

O implante nada mais é do que um pino similar a um parafuso comum – normalmente de titânio ou algum outro metal especial – que é inserido no osso e funciona como a raiz do dente. Ele fixa a coroa (a parte visível do dente), para que o seu sorriso fique o mais natural possível.

Existem alguns casos onde é necessário fazer um enxerto ósseo no maxilar (dentes de cima) ou na mandíbula (dentes de baixo) para que o pino fique fixo na posição correta. Mas, mesmo nesses casos todo o procedimento é realizado sem que o paciente sinta nenhum tipo de dor.

Como é o tratamento?

Antes de tudo é preciso saber que esse não é um procedimento rápido. O dentista irá analisar a sua situação específica para avaliar quais as melhores soluções e, em seguida, será feito todo o preparativo para colocar o pino no local do dente.

Após a colocação é preciso que o seu organismo cicatrize o local. Apenas depois da cicatrização completa – cujo tempo varia muito de acordo com cada organismo – será colocada a coroa (parte visível) do dente substituto. Em alguns meses você terá um sorriso que irá durar por anos!

Quais são os riscos do implante de dentes?

Apesar de possuir taxas altíssimas de sucesso, superiores a 98%, o implante dentário não deixa de ser uma cirurgia e, por isso, se faz necessário tomar algumas precauções. Existem casos de rejeição – tanto do pino metálico quanto do enxerto ósseo – onde o procedimento deve ser revertido.

Os maiores riscos, todavia, são para os fumantes. Em função da química presente nos cigarros o tecido ósseo pode ser afetado e o procedimento negativamente influenciado. Mas, mesmo com esse agravante, a taxa de sucesso ainda é muito satisfatória. Por isso, vale a pena conversar com um especialista para analisar seu caso especificamente, combinado?

Para quem é indicado?

Conforme citamos no último tópico, o único grupo de pessoas que pode apresentar mais riscos de insucesso numa prótese dentária são os fumantes. A tecnologia atual permite que até mesmo os idosos, acima dos 65 anos, tenham grandes possibilidades de sucesso.

Além de atuar diretamente na autoestima, os implantes têm papel fundamental para corrigir a mastigação de quem perdeu um ou mais dentes por qualquer motivo. Nesses casos os pacientes sentem rapidamente o valor do investimento na melhoria da qualidade de vida. Isso sem falar na autoestima, não é verdade?

Quais são os cuidados pós operatórios?

Existem diversos cuidados que os pacientes devem tomar no período de cicatrização do implante dentário. Não fumar, beber muita água e não ingerir bebidas alcoólicas é fundamental. Nos primeiros dias também é importante cuidar da dieta: alimentos moles e frios, como sucos, vitaminas e sopas.

Na medida em que a boca for melhorando é possível mudar a dieta para alimentos mais duros, lembrando de mastigar sempre com o lado que não foi operado ou com os dentes da frente. Uma última dica importante é não abrir muito a boca.

E você, está pensando em fazer um implante de dentes? Entre em contato com nossa equipe e tire todas as suas dúvidas!