Correção de Sorriso Gengival com Toxina Botulínica

Correção de Sorriso Gengival com Toxina Botulínica

Alguns pacientes, ao sorrir, têm o lábio superior mais elevado, e acabam mostrando grande parte da gengiva. Essa exposição excessiva normalmente é conhecida como sorriso gengival, e pode causar um grande desconforto, mesmo em um momento de descontração, fazendo com que muitas pessoas deixem de sorrir ou escondam a boca com as mãos ao fazerem isso.

sorriso gengival e botox

 

Entre os tratamentos propostos para a correção do sorriso gengival estão as plásticas nas gengivas, os aparelhos ortodônticos, as cirurgias ortognáticas e a aplicação de Toxina Botulínica. O uso da Toxina Botulínica é um método simples, rápido e efetivo para a correção desse problema, que pode ser usado sozinho ou como auxiliar de algum dos tratamentos citados acima.

A Toxina Botulínica tipo A, popularmente chamada de botox, é conhecido pela maioria das pessoas por ser usada em tratamentos estéticos como, por exemplo, para acabar com as rugas de expressão. Mas não é apenas para isso que o botox serve.

A toxina também pode ser usada no tratamento do sorriso gengival, que age impedindo ou diminuindo a contração muscular, impossibilitando a gengiva de se evidenciar sempre que o paciente sorri. Trata-se de uma excelente alternativa para quem quer corrigir esse mal.

A aplicação do botox pode ser reversível 

Os resultados do botox são temporários, podendo durar até seis meses, dependendo de como o corpo do paciente reagir. Depois desse período, ocorre um retorno da função neuromuscular. Para o paciente que optar por uma intervenção definitiva, ou seja, cirúrgica, é possível mudar desde a cor dos tecidos gengivais até a posição dos lábios.

Há casos em que é necessário utilizar mais de um método de tratamento e por isso é necessário fazer uma avaliação criteriosa de cada caso para que o resultado seja realmente efetivo.

Nesse caso, nada melhor que um cirurgião-dentista, pois este tem a capacidade e conhecimento necessários para essa avaliação completa de tamanho de dentes, quantidade gengival e padrão de crescimento esquelético facial que determinam que somente o tratamento com a toxina botulínica será eficiente ou se é necessário conjugar outros procedimentos para se fazer a devida correção.