Cáries: os mitos e as verdades que você (ainda) desconhece

Cáries: os mitos e as verdades que você (ainda) desconhece

Nas conversas sobre saúde bucal, é comum que as pessoas tenham opinião formada sobre o que provoca cáries, como elas devem ser tratadas e quem tem mais chance de sofrer com o problema.

A questão é que nem tudo o que se diz por aí é verdade, muitos mitos rondam esse assunto. Para começo de conversa, vale dizer que a cárie é uma lesão que ocorre inicialmente no esmalte do dente, e que pode  evoluir para a dentina e a polpa.

Uma cárie não tratada pode gerar dor e, em alguns casos mais graves, até mesmo a perda do dente. Por causa disso, é importante conhecer o que realmente é verdade quando o assunto é um problema tão comum na vida de pessoas das mais diferentes idades.

Acompanhe nosso artigo e tire suas dúvidas sobre o que é verdade ou mito sobre as cáries:

Todo dente com cárie dói

Isso é um mito! Enquanto a lesão é superficial, afetando apenas o esmalte do dente, não causa dor, já que essa parte não possui terminações nervosas. Quando o dente dói, é porque a cárie já se aprofundou e alcançou a parte sensível do dente, que envolve polpa e dentina.

Durante uma consulta, o dentista pode identificar pequenos pontos (tira o preto, pq pode ser mancha branca Tb) que já são lesões cariosas que ainda não provocam dor. Porém, se o problema não for tratado, a cárie evolui e se intensifica até atingir um ponto que provoca uma dor intensa e incômoda.

Crianças têm mais cáries que adultos

Outro mito! Ambos têm a mesma chance de desenvolverem o problema, já que os fatores causadores são os mesmos. O que podemos dizer é que existem situações que levaram muitos a acreditarem que essa afirmação era verdade.

A primeira delas tem a ver com o consumo de açúcar, geralmente maior entre as crianças. Outro ponto é o fato de que grande parte dos pequeninos não entende a necessidade de uma higienização correta após a ingestão de alimentos. Além disso, até algum tempo atrás, as crianças costumavam ter mais cáries por causa da deficiência do flúor, mas hoje esse mineral está presente nos cremes dentais e na água tratada da maioria dos lares.

Quem usa aparelho ortodôntico tem mais cárie

Mito! Não é o aparelho que aumenta o risco de cárie. Durante o tratamento ortodôntico, o risco de desenvolver a cárie aumenta porque o paciente precisa aumentar os cuidados com a higiene bucal, já que cresce o número de superfícies para acúmulo de placa bacteriana e é comum que resíduos de alimentos se prendam ao aparelho.

Evitar o consumo de açúcar e outros alimentos que provocam a cárie é uma forma de evitar o problema. A escovação adequada após cada ingestão é a melhor maneira de se prevenir.

Refrigerante causa cárie

Verdade! Além de conter açúcar, a bebida possui acidez, que enfraquece os dentes e dissolve seus minerais.

Porém, vale lembrar que o refrigerante não é o único vilão. Bebidas isotônicas — também chamadas bebidas esportivas, usadas para repor os sais minerais — e sucos de frutas também contêm açúcar.

Escovar os dentes após o consumo dessas bebidas elimina os resíduos, reequilibra o pH da boca e protege o esmalte. Se não for possível, pelo menos bochechar com água corrente já ajuda a diminuir a acidez na cavidade bucal até conseguir fazer a higienização correta.

Biscoitos e salgadinhos também causam cáries

Verdade! Dois motivos confirmam essa questão. Primeiramente, os biscoitos e salgadinhos contêm amido, que adere aos dentes, já que quando mastigados esses alimentos conseguem penetrar em todo tipo de espaço. O outro ponto é que os carboidratos se transformam em açúcar e aumentam a acidez da cavidade bucal. Portanto, além da escovação, é fundamental usar fio dental após a ingestão.

É natural que idosos percam os dentes por causa de cárie

Mito! É comum nos depararmos com pessoas idosas que perderam seus dentes, mas isso não é uma regra. Nem todas as pessoas em idade avançada desenvolve lesões de cárie. A cárie ocorre por desequilíbrios na saúde bucal como, por exemplo, a diminuição da salivação e, má higienização pela alteração da coordenação motora.

Escovação correta, alimentação equilibrada e consultas regulares ao dentista são formas de prevenir que os idosos percam seus dentes por causa de cáries.

Chicletes sem açúcar mata a cárie

Mito! As cáries só são removidas pela intervenção do dentista. O chiclete sem açúcar não causa cáries e também não remove as mesmas. Mascar chicletes sem açúcar após as refeições por um curto período de tempo aumenta a salivação e aumenta o pH da saliva, ou seja, diminui  a acidez da boca, diminuindo o acúmulo de placa bacteriana e a erosão do dente.  A única prevenção é a correta higienização dos dentes com escovação e o uso de fio dental.

Deficiência de vitamina D aumenta o risco de cárie

Verdade! Estudos realizados em diversos países apontam que existe uma relação entre os níveis de vitamina D e o surgimento de cáries. De acordo com as pesquisas, quanto maior o nível de vitamina D em uma pessoa, menor é a chance que ela tenha o problema nos dentes, pois ela induz a produção de substâncias que fortalecem as defesas do organismo.

Como foi possível conferir, muitas afirmações sobre as cáries são apenas mitos, mas o que ninguém pode discordar é que o melhor caminho é agir de maneira preventiva e realizar uma higienização bucal adequada independentemente da idade.

Se você gostou desse conteúdo, acreditamos que também vai se interessar pelo nosso artigo que mostra o que é perda óssea e como tratar.