O mau hálito é um problema extremamente desagradável, não só para a pessoa que o possui, mas também para as pessoas a sua volta.
Alguns pacientes precisam de ajuda profissional, pois a causa do mau hálito pode ser uma doença bucal ou mesmo em outra parte do corpo. A questão é que, em muitos casos, é possível combater o problema com algumas mudanças de hábito, seja na higienização ou na alimentação.
Seguem algumas dicas que são bastante úteis para te ajudar resolver o problema. Confira as que consideramos mais importantes!
1- Beba água e mantenha a boca úmida
Muitas vezes o mau hálito ocorre porque a boca está seca, com pouca saliva. Esse, aliás, é o motivo de não termos um hálito muito agradável pela manhã, logo após acordar. Beber bastante água traz diversos benefícios para a saúde, inclusive um hálito fresco, já que as mucosas ficam devidamente hidratadas.
Para quem tem dificuldade de consumir a água pura — o indicado é 2 litros diariamente —, uma opção é colocar suco de limão ou fatias de frutas na água para ir consumindo ao longo do dia.
Além disso, é importante prestar atenção na forma que você respira, pois quando respiramos com a boca aberta, a mucosa fica ressecada e há diminuição no fluxo salivar.
2- Faça uma higienização cuidadosa e correta
Não é novidade que é fundamental escovar bem os dentes pelo menos 3 vezes por dia — ao acordar, após o almoço e antes de dormir. O ideal, porém, é realizar essa limpeza após todas as refeições, inclusive utilizando o fio dental, responsável por retirar os resíduos e sujeira acumulados entre os dentes.
Escolha uma escova que seja firme, mas macia, e um creme dental adequado às suas necessidades (consulte seu dentista), para realizar a limpeza dos dentes, língua, céu da boca e interior das bochechas.
3- Cuide de sua alimentação
Algumas dietas restritivas, especialmente as que proíbem o consumo de carboidratos, podem provocar mau hálito. Alguns alimentos com cheiro forte ou ricos em proteínas e gorduras, como cebola, alho e queijo amarelo, também podem deixar um odor desagradável na boca.
Por outro lado, existem alimentos que funcionam como “detergentes” para a boca, como é o caso da maçã, pepino, cenoura e aipo — quando comidos crus. Por serem mais duros e fibrosos, eles ajudam na limpeza dos dentes e colaboram para a prevenção do acúmulo de bactérias em sua superfície.
4- Não fique mais de 3 horas sem comer
O intervalo grande entre as refeições é um dos grandes causadores de mau hálito, pois quando estamos com o estômago vazio, sentimos o suco gástrico na boca. Comer de 3 em 3 horas é o indicado para a saúde de uma forma geral e colabora também com boca e dentes.
Além disso, é importante pensar em alimentos que sejam de fácil digestão, como as frutas, verduras, legumes e carnes magras, que passam mais rapidamente pelo estômago.
5- Não se preocupe apenas com a boca
Em muitos casos, o cheiro desagradável na boca não denuncia apenas problemas nessa região. A causa pode ser, por exemplo, uma gastrite ou refluxo, portanto quem precisa de atenção são o estômago e o esôfago.
O mau hálito também pode decorrer de doenças como sinusite e amigdalite, inflamações nos seios da face e na garganta. Há ainda casos de halitose provocada por doenças sistêmicas, como diabetes.
6- Não exagere no café
Sabemos que a bebida é muito apreciada por grande parte dos brasileiros, mas ela pode oferecer riscos à saúde bucal. Isso porque o café pode formar um tipo de camada que cobre a língua e interfere em sua oxigenação, ajudando na proliferação de bactérias, principais causadoras do mau hálito.
7- Mastigue para produzir saliva
Muita gente recorre aos chicletes de menta ou hortelã para mascarar o mau cheiro da boca, mas vale dizer que eles podem ser úteis para aumentar a produção de saliva. Escolha um chiclete sem açúcar e ele ajudará a manter sua boca úmida.
Existem também borrachas de silicone inodoras e atóxicas que podem ser mastigadas para incentivar a produção de saliva, responsável por manter a boca mais limpa, sem bactérias e germes.
Gostou das nossas dicas? São atitudes simples no dia a dia que podem fazer toda a diferença, não é verdade? Caso o problema persista, é fundamental procurar ajuda profissional. Além disso, uma limpeza feita pelo dentista pelo menos duas vezes ao ano é indispensável para uma boca saudável.
Se você gostou desse conteúdo, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais, pois pode ajudar aos seus amigos também!