Prevenção e Manutenção

Aqui na Vitácea Odontologia, nos preocupamos com a sua saúde e sua qualidade de vida. Para que você mantenha um sorriso saudável primeiramente deve entender quais as principais doenças bucais e como elas se manifestam em nossas bocas, além dos benefícios da manutenção e controle dos tratamentos.

As duas principais doenças bucais são a cárie que ataca o dente e a doença periodontal que ataca a gengiva, o osso e o ligamento periodontal. E quais suas causas? Ambas são causadas pela placa bacteriana, que forma-se a partir da união de vários componentes presentes em nossa boca como as bactérias vivas, bactérias mortas, restos de alimentos, proteínas, etc.

COMO EVITAR A FORMAÇÃO DA PLACA BACTERIANA?

Existem duas atitudes preventivas essenciais:

Higiene caseira

Deve ser realizada através de 3 principais ações seguindo a ordem abaixo:
• Higiene interdental com fio, fita dental ou escova interdental;
• Escovação que deve durar no mínimo dois minutos e ser realizada com movimentos curtos e suaves, após as refeições.

Visita periódica ao dentista

Ela é essencial pois tem como objetivo:
• Avaliar a eficácia da higiene caseira do paciente;
• Detectar possíveis problemas em seus estágios iniciais;
• Realizar a profilaxia que é uma limpeza feita pelo profissional com a utilização de equipamentos adequados e mais eficazes dos que os utilizados na higiene caseira (ultrassom, jatos de bicarbonato e pastas abrasivas com instrumentos rotatórios);
• Monitorar e acompanhar tratamentos realizados;
• Orientar o paciente quando necessário.

QUAIS AS VANTAGENS DA PREVENÇÃO?

Além de ser um dos procedimentos mais baratos da odontologia é também o mais eficaz, uma vez que atua diretamente na causa do problema (placa bacteriana). Além disso, os procedimentos preventivos são confortáveis e deixam uma sensação de bem-estar e limpeza.

QUAIS AS VANTAGENS DO CONTROLE E MANUTENÇÃO?

A longevidade dos tratamentos realizados está diretamente relacionada com a manutenção destes tratamentos. Um rígido protocolo de controle e manutenção profissional é fundamental para o sucesso em longo prazo dos tratamentos odontológicos. Nas consultas de controle e manutenção são avaliados os exames radiológicos mais recentes e são realizados os procedimentos de limpeza e manutenção das restaurações e próteses dentárias para que elas fiquem como novas sempre, aumentando sua vida útil.

Economize dinheiro, tempo e desconforto investindo em prevenção, controle e manutenção.