Implantodontia

O uso de próteses e implantes dentários é uma excelente forma de solucionar a falta de dentes e problemas de mastigação. Os implantes são raízes artificiais de titânio instaladas por processo cirúrgico de forma muito simples, rápida e indolor, para substituir um ou mais dentes perdidos. Posteriormente é fixada uma prótese dentária de um ou de vários dentes, buscando recuperar as funções físicas e obter uma estética natural. É um processo que envolve duas etapas:

• A 1ª, uma etapa cirúrgica, onde são instalados os implantes que substituirão as raízes naturais dos dentes;
• A 2ª, a etapa da prótese, onde serão instaladas as próteses dentárias, ou seja, os dentes artificiais que ocuparão o lugar dos dentes naturais ausentes ou deteriorados.

Por que realizar o implante dentário?

• Tem estética semelhante a de um dente natural;
• Substitui as raízes dos dentes para reposição dos dentes perdidos;
• É um procedimento simples e indolor;
• Fornece melhor estabilidade das próteses;
• Torna desnecessário o desgaste dos dentes vizinhos para reabilitação por prótese fixa;
• Pode retardar o processo de reabsorção do tecido ósseo alveolar;
• Ancora, se necessário, dispositivos para a execução de tratamentos ortodônticos.

VEJA COMO É FEITO O IMPLANTE DENTÁRIO

PERGUNTAS FREQUENTES:

– Quero fazer um implante dentário, mas tenho medo. O que fazer?

A colocação de um implante dentário é um procedimento muito simples. Em geral há apenas um desconforto leve após a colocação de um implante e você já poderá dois dias após o procedimento. A colocação do implante dentário no osso impressiona os pacientes, mas é importante dizer que o osso é pouco sensível. A sensibilidade está apenas na gengiva e é facilmente controlada por meio de medicamentos.

– Quais os riscos cirúrgicos do implante dentário?

Mínimos. A cirurgia é normalmente realizada com anestesia local e é muito menos traumática do que outros procedimentos cirúrgicos odontológicos. O pós-operatório é muito bom e a maioria dos pacientes não relata qualquer incômodo maior.

– Quanto tempo dura a cirurgia de implante dentário?

Normalmente não passa de duas horas. Em casos excepcionais, este tempo pode ser estendido. Sempre que possível, o cirurgião dentista colocará uma prótese provisória para manter o equilíbrio estético e funcional. Após uma semana, você retorna à clínica para o controle pós-operatório e a remoção da sutura.

– Devo extrair um dente natural para colocar implante dentário?

O dente natural sempre é melhor do que qualquer prótese. Porém, em certas situações em que dentes naturais estão muito comprometidos por doença periodontal, por exemplo, o implante dentário é uma opção.

– Pelo fato de ser um material estranho, existe risco de rejeição ou de contaminação?

A rejeição a um implante dentário é nula, pois o titânio é um material imunologicamente inerte. Quanto à contaminação, quando ocorre é normalmente por via cirúrgica e na falha do sistema imunológico do paciente e não por falhas do processo de fabricação do implante dentário.

– Em quanto tempo ocorre a cicatrização do implante dentário?

Isso depende do implante a ser usado e se tem enxerto ósseo envolvido. Têm implantes que possuem um tempo de cicatrização menor (em até 21 dias), mas a maioria é entre 2 a 4 meses.

– Devo voltar ao dentista depois de colocar os implantes?

É necessário no mínimo um controle clínico radiográfico a cada ano.

– Quais os cuidados que devemos ter depois que colocamos o implante e a prótese?

Toda prótese está sujeita a acidentes durante o ato mastigatório. O paciente deve evitar alimentos excessivamente duros e de pigmentação forte. O controle da placa bacteriana deve ser o mesmo para implantes e os dentes naturais. O controle periódico deve ser feito pelo dentista, pelo menos uma vez de cada 6 meses.

– E se o implante dentário falhar, qual o melhor procedimento?

A falha pode acontecer, especialmente em áreas de osso pouco denso e que permitam apenas implantes dentários curtos. A melhor alternativa é tentar novamente, principalmente se houver osso suficiente, pois após a remoção do implante o osso tende a se tornar um pouco mais denso. Normalmente, em áreas de maior risco de perda, o paciente é avisado antes da cirurgia.