Sorriso gengival: como corrigir?

Sorriso gengival: como corrigir?

Se você já teve vergonha de sorrir alguma vez, por achar que o seu sorriso não é perfeito, está na hora de pensar em uma solução! Afinal, sorrir faz muito bem para a mente e você não pode se privar de momentos tão gostosos apenas por timidez ou vergonha!

Você sabe o que é sorriso gengival? Nesse artigo você entenderá melhor o que é essa condição, como ela afeta a saúde e a estética e, claro, conhecerá todas as opções de tratamento. Ficou curioso? Então continue lendo e lembre-se de deixar um comentário com sua opinião ao final do post!

O que é sorriso gengival?

Chamamos de “sorriso gengival” quando há uma exposição superior a quatro milímetros da gengiva ao sorrir. Essa falta de harmonia entre os lábios, dentes e gengiva causa vergonha em muitas pessoas – que acreditam não ter o sorriso perfeito – e buscam uma solução para essa situação.

Mais comum nas mulheres, o sorriso gengival pode ser causado por diversos fatores, dentre eles problemas musculares, na formação do esqueleto ou até mesmo na própria gengiva. A boa notícia é que existe mais de um tratamento para essa condição, o que nos leva ao próximo tópico:

Sorriso gengival faz mal para a saúde?

A resposta para essa pergunta é bem simples: não. Apesar de não oferecer nenhum tipo de risco para a saúde bucal, a condição pode ser muito perturbadora e minar a confiança e autoestima de uma pessoa. Ou seja, o principal malefício do sorriso gengival é estético!

Existem outros casos que podem levar uma pessoa a apresentar esse quadro, como hipertrofia gengival, distúrbios hormonais, lábios pequenos, excesso maxilar, hiperatividade dos músculos elevados e coroa dos dentes curta. Cada um deles com características específicas e tratamentos próprios.

Quais as implicações para a estética?

Um sorriso perfeito atua diretamente na autoestima de uma pessoa, independentemente do sexo. A grande questão do sorriso gengival é o desequilíbrio entre boca, dentes e, claro, a gengiva. Isso faz com que as pessoas evitem sorrir e, em alguns casos, até falar em público.

Existem casos onde a gengiva passa de oito milímetros de exposição, exigindo procedimentos cirúrgicos para sua reversão. A exposição de até três milímetros de gengiva é considerada esteticamente normal e, acima disso, é recomendado recorrer a correções no sorriso.

Opções de solução para ter um sorriso perfeito

Conforme comentamos acima, existem diversas opções de tratamento para o sorriso gengival. Vale ressaltar a importância de consultar um dentista de confiança antes mesmo de considerar algum desses tratamentos. Dito isso, vamos às opções para ter um sorriso perfeito:

Leia também: Cuidados diários para um sorriso bonito e saudável

1. Cirurgia da Gengiva

1.1 – Gengivoplastia/ Gengivectomia

Essa técnica é mais simples e busca remover o excesso de gengiva. O procedimento não remove o osso em volta dos dentes, por isso não precisa de pontos ou sutura. Isso faz o período de recuperação mais rápido e menos doloroso. A Gengivoplastia é remoção em volume da gengiva e a gengivectomia a diminuição na altura.

 1.2 – Cirurgia de Aumento de Coroa Clínica

Esse procedimento é um pouco mais complexo e consiste em remover, além da gengiva, partes do osso em excesso. Mais utilizada em casos mais graves do sorriso gengival alto.

2. Cirurgia de Reposicionamento Labial

Esse procedimento busca reposicionar a parte interna dos lábios superiores que ficam próximas aos dentes, a fim de possibilitar um travamento dos músculos e consequentemente fazer com que os lábios não subam de maneira exagerada quando a pessoa falar ou sorrir.

3. Tratamento com Toxina Botulínica

Assim como em outros tratamentos dermatológicos e estéticos, o famoso Botox também pode ser utilizado em casos de sorriso gengival. O tratamento possui duração entre três e seis meses e atua paralisando os músculos do lábio superior, evitando que subam e exponham a gengiva.

Já postamos um artigo falando especificamente sobre o Botox como alternativa para o sorriso gengival, clique aqui para acessar.

E você, já pensou em adotar alguma dessas correções para ter um sorriso perfeito? Compartilhe com a gente nos comentários!