Sensibilidade nos dentes. O que causa isso?

Sensibilidade nos dentes. O que causa isso?

Água gelada, café e doces em geral causam aquela sensação de calafrio nos dentes? Você pode ter sensibilidade nos dentes

Mais de 50% da população sofre com as variações térmicas ou de acidez dos alimentos que entram em contato com os dentes, gerando aquele “choquinho” que incomoda e deixa as gengivas doloridas.

Mas afinal, o que causa sensibilidade nos dentes?

A sensibilidade nos dentes ocorre pela exposição dos tubos dentinários, que é consequência do desgaste do esmalte dos dentes, a qual possui função protetora.

Outro fator que leva à irritabilidade dentária no momento do consumo de determinados alimentos é a retração da gengiva, colocando a raiz do dente em exposição.

Alimentos que causam sensibilidade nos dentes

De uma forma geral, líquidos quentes ou frios afetam a sensibilidade dos dentes, assim como bebidas ácidas, tais como refrigerantes e cervejas. Limão, laranja, abacaxi e tomate também.

Saladas com muito vinagre ou temperadas com limão podem deixar os dentes mais sensíveis e provocar aquela dor característica. Além destes, temos também alimentos que são ácidos mas difíceis de perceber, tais como a farinha de trigo branca.

Hábitos que trazem irritabilidade aos dentes

Escovar os dentes com escovas muito duras pode retirar parte do esmalte dos dentes e assim provocar sensibilidade, especialmente se a escovação for feita com muita força.

Outro hábito que pode comprometer a saúde dos dentes é a falta de escovação e consequente aparecimento de cáries, que também deixam os dentes mais sensíveis.

Veja: Qual a escova dental ideal?

Bruxismo

Se você já foi diagnosticado com bruxismo, vale saber que essa enfermidade também causa sensibilidade nos dentes, além de outros problemas que merecem atenção do seu dentista.

Leia também: Estresse influencia na perda dos dentes

Clareamento dental

Muitas pessoas buscam o clareamento dental para deixar os dentes mais brancos, contudo, é necessário contar com a orientação de um profissional, caso contrário, você pode gerar sensibilidade nos dentes.

O produto utilizado para realizar um clareamento dental é uma espécie de ácido, que pode inclusive afetar a saúde das gengivas se mal aplicado.

Baixe agora nosso Guia Definitivo sobre Clareamento Dental

O que fazer para evitar a sensibilidade nos dentes?

Primeiramente, é necessário manter a higiene correta dos dentes, com escovações diárias e escovas adequadas, indicadas pelo dentista. Num segundo momento, cuide da intensidade da escovação, para não agredir o esmalte dos dentes e a gengiva.

Evitar o consumo excessivo de alimentos ácidos é outra precaução a ser tomada para evitar dentes sensíveis, especialmente as bebidas gaseificadas e com alto teor de açúcar.

Evite escovar os dentes logo após as refeições mais ácidas, para não desgastar ainda mais o esmalte dos dentes. Espere algum tempo até que a saliva tenha eliminado resquícios do alimento para então proceder com a escovação.

Para quem tem hipersensibilidade e tem dor de dente constantemente, o indicado é usar cremes dentais especiais para cada caso, sempre indicados pelo dentista.

O uso frequente de flúor e enxaguantes bucais também pode ajudar a prevenir a sensibilidade dos dentes, uma vez que auxiliam na preservação e fortalecimento do esmalte.

E você, tem sensibilidade nos dentes? Já fez algum tratamento para reduzir o desconforto? Conte pra gente nos comentários!

Você também pode gostar de:

Dentes Sensíveis

Cuidados diários para manter um sorriso bonito e saudável

Saiba quais são os alimentos que deixam seus dentes mais feios