Periodontia

A periodontia estuda, faz o diagnóstico, a prevenção e o tratamento das doenças gengivais e periodontais. A doença periodontal é uma patologia inflamatória de origem bacteriana que afeta a gengiva, ossos e ligamentos periodontais, isto é, as fibras que fazem à ligação da raiz dentária com o osso.

Sua evolução leva a perda óssea com conseqüente perda dos dentes. O agente causador da doença periodontal é a placa bacteriana que adere a superfície do dente, mas há casos em que são associados à má oclusão, fatores hormonais, próteses mal adaptadas, aparelhos de correção ortodôntica, genética, doenças sistêmicas crônicas ou uso de medicamentos.

Tem sido descritas na literatura científica a relação entre a doença periodontal e as alterações e/ou doenças sistêmicas.

Como exemplos de alterações sistêmicas temos as desordens cardiovasculares, osteoporose, diabetes mellitus, nascimento de bebês de baixo peso e acometimentos de parto prematuro e infecções no trato respiratório, entre outras.

Apesar da placa bacteriana dental ser o fator causal primário da doença periodontal, esta tem caráter multifatorial. Isso significa que o estado de saúde do paciente pode influenciar o estabelecimento e a progressão da doença, sobretudo em pacientes imunocomprometidos.

Por outro lado, hábitos nocivos como o tabagismo, que afetam negativamente a saúde sistêmica, podem também interferir negativamente nos tecidos periodontais.

Diante destas constatações, a Odontologia ampliou as suas ramificações por meio da Medicina Periodontal. Nesta área os cirurgiões-dentistas devem agir como profissionais da área da saúde, sendo responsáveis não apenas pela saúde bucal do paciente, mas por sua saúde de uma maneira muito mais abrangente.

MAIS INFORMAÇÕES

Alguns sinais e sintomas das doenças periodontais são:

• Sangramento gengival;
• Mau hálito persistente (Halitose);
• Gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis;
• Gengivas que se afastam dos dentes (retração);
• Exsudato purulento (pus) entre a gengiva e o dente;
• Alteração no formato gengival;
• Mobilidade dentária;
• Frequentemente indolor (assintomático);
• Presença de cálculo ou tártaro;

A forma de prevenir as doenças periodontais é a utilização correta da escova de dentes e do fio dental, e ainda visitas periódicas ao seu cirurgião-dentista (Periodontista).