Dor Orofacial


Dor orofacial é um termo para designar qualquer dor ou alteração na região da face, cabeça e pescoço como, por exemplo, dor de cabeça, dor de ouvido, dor de dente e dor na articulação da mandibular com a base do crânio (ATM: articulação temporo-mandibular). Além de dor, podem ocorrer outros sintomas como zumbido no ouvido e estalido nas articulações. As causas das dores orofaciais são variadas, podendo ser relacionadas a desodens na ATM, músculos mastigatórios ou ambos, desordens neuromusculares ou neurais e a desordens por trauma e desequilíbrios do sono.

Dores na face podem variar desde dores de dente, dores musculares e das articulações temporo-mandibulares (ATM).

Podem existir dores na face que não têm origem dentária como, por exemplo, dor de ouvido, sinusite, dor articular e/ou muscular, dor por infecção ou úlceração n mucosa bucal, infecções ou obstruções das glândulas salivares, dores neurais e dor por ardência.

Disfunção de ATM é uma alteração nos músculos mastigatórios e/ou na articulação temporo-mandibular (em frente ao ouvido) podendo ocorrer dor na face, na área da articulação, cabeça, pescoço e ombros, além de dificuldade de abrir ou fechar normalmente a boca, barulho na(s) articulação(ões), alteração na mordida ou na mastigação e zumbido no ouvido.

O estalido na articulação sugere alteração na articulação, mas não necessariamente ocorrerá dor e evolução para travamento da mandibular onde o paciente tem dificuldade de abrir a boca. O bruxismo é uma atividade exagerada dos músculos da mastigação caracterizada por apertamento e/ou ranger de dentes com o paciente acordado ou dormindo. Pacientes com bruxismo podem apresentar dores na região das ATMs, nos músculos mastigatórios, desgastes dentários, aumento do volume muscular, marcações dos dentes na língua e bochechas e recesses gengivais generalizadas. Mas nem todos os pacientes têm todos os sintomas.

A ansiedade e o estresse ocorrem em nossa vida diariamente decorrente de frustrações, desequilíbrio emocional, sentimentos ruins, cansaço, até por um trânsito carregado. Dessa forma, nosso cérebro libera substâncias que atuam contraindo a musculatura mastigatória em excesso, o que causa um maior contato dental quando você deveria estar relaxado. O apertamento dental favorece o aparecimento de dor na musculatura e/ou articulações, principalmente ao acordar e mastigar.

Existem mais de 200 tipos de dor de cabeça com variadas causas, intensidades e frequência. Atingindo mais de 90% das pessoas em alguma fase da vida, a dor de cabeça geralmente atrapalha a atividade diária e qualidade de vida. Uma das mais comuns é  a dor de cabeça tensional causada por tensão muscular exagerada de grupos musculares da cabeça, pescoço, face e ombros. Um dente infectado, sinusite e dor podem causar dor referida na cabeça. Por isso, um exame multidisciplinar é importante para se saber a exata causa da dor de cabeça.

A dor de dente fantasma é uma dor percebida como se o dente não tivesse removido cirurgicamente ou por trauma. O paciente ainda sente a existência do dente por alterações no cérebro na área correspondente ao membro perdido ou por fatores psicológicos.