Mitos e verdades: o que pode causar a sensibilidade dos dentes?

Mitos e verdades: o que pode causar a sensibilidade dos dentes?

Especialista dá dicas para evitar este incômodo

Para muita gente, comer algo muito frio, quente ou doce pode ser um pesadelo. A sensação de choque ou fisgadas é muito comum para quem consome alimentos desse tipo e sofre com a hipersensibilidade. Porém, quando o problema surge, muita gente pode ficar em dúvida sobre as causas. Afinal, a sensibilidade tem algum motivo especifico?

A cirurgiã dentista, Renata Amorim, sócia da Clínica Vitácea Odontologia, na região da Pampulha, em Belo Horizonte, explica que o transtorno pode aparecer por diferentes razões. Entre elas, a sensibilidade está relacionada à alimentação. “Consumir produtos ácidos, como refrigerantes, frutas cítricas, entre outros alimentos, podem influenciar no desenvolvimento da sensibilidade. O ideal é sempre consumir qualquer alimento desse tipo com moderação e realizar a higiene bucal após cerca de meia hora após a refeição”.

Mas, o que muita gente não sabe, é que até mesmo os hábitos de escovação podem prejudicar os dentes nesse aspecto. “Escovar os dentes de forma incorreta, com muita força ou utilizando uma escova com cerdas muito duras, pode desgastar o esmalte ocasionando a sensibilidade”, afirmou a especialista.

Dicas

Ela acrescenta que uma dica valiosa é “limpar” a boca antes da escovação. “Após as refeições a acidez bucal aumenta naturalmente. O indicado é bochechar um pouco de água antes de realizar a escovação para diminuir tal acidez”, ressaltou a cirurgiã-dentista.

Além disso, o clareamento dental também pode ser responsável pelo desenvolvimento da sensibilidade. Por esse motivo, o ideal é sempre fazer o procedimento com cautela e acompanhamento do seu dentista. A especialista também destaca a importância de frequentar regularmente o dentista. “A sensibilidade é uma doença que tem alta incidência na população. Encontrar a causa e tratá-la adequadamente é essencial para manter a qualidade de vida do paciente e evitar sua evolução”, garantiu Renata.

FonteRenata Amorim, cirurgiã dentista, especialista em periodontia e sócia da Clínica Vitácea Odontologia, em Belo Horizonte (www.vitacea.com.br)