Belo Horizonte

MUSEU DE ARTE DA PAMPULHA
Originalmente construído para abrigar um cassino em 1943, o Museu de Arte da Pampulha (MAP), projetado por Oscar Niemeyer, é uma das mais belas edificações brasileiras. Faz parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha e funciona como museu desde 1957, adquirindo um acervo que hoje conta com cerca de mil e quatrocentas obras.

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IGREJA DA PAMPULHA
A Igreja São Francisco de Assis da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais, foi inaugurada em 1943. O projeto arquitetônico da igreja é de Oscar Niemeyer e cálculo estrutural de Joaquim Cardozo. Foi o último prédio a ser inaugurado do Conjunto Arquitetônico da Pampulha.

igreja-da-pampulhaÉ considerada a obra-prima do conjunto. No projeto da capela Oscar Niemeyer faz novos experimentos em concreto armado, abandonando a laje sob pilotis e criando uma abóbada parabólica em concreto, até então só utilizada em hangares. A abóbada na capela da Pampulha seria ao mesmo estrutura e fechamento, eliminando a necessidade de alvenarias. Inicia aquilo que seria a diretriz de toda a sua obra: uma arquitetura onde será preponderante a plasticidade da estrutura de concreto armado, em formas ousadas, inusitadas e marcantes

As linhas curvas da igreja seduziram artistas e arquitetos, mas escandalizaram o acanhado ambiente cultural da cidade, de tal forma, que as autoridades eclesiásticas não permitiram, por muitos anos, a consagração da capela devido à sua forma inusitada e ao painel de Portinari onde se vê um cachorro representando um lobo junto à São Francisco de Assis1 , a igreja permaneceu durante catorze anos proibida ao culto.2 Aos olhos do arcebispo Dom Antônio dos Santos Cabral a igrejinha era apenas um galpão.

Seu interior abriga a Via Crúcis, constituída por catorze painéis de Cândido Portinari, considerada uma de suas obras mais significativas. Os painéis externos são de Cândido Portinari – painel figurativo e de Paulo Werneck – painel abstrato. Os jardins são assinados por Burle Marx. Alfredo Ceschiatti esculpiu os baixos-relevos em bronze do batistério. Na área externa, é recoberta de pastilhas de cerâmica em tons de azul claro e branco, formando desenhos abstratos. A igrejinha da Pampulha é um dos mais conhecidos “cartões postais” de Belo Horizonte.

A Igreja da Pampulha é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais -Iepha/MG (em 1984)3 e pela Gerência do Patrimônio Municipal.

MINEIRÃO
Inaugurado em 5 de setembro de 1965, o Estádio Governador Magalhães Pinto – o Mineirão – nasceu com capacidade de público inferior apenas à do Maracanã, no Rio de Janeiro. Protagonista da ascensão de Atlético e Cruzeiro no cenário esportivo nacional, logo o Mineirão foi “adotado” pelas duas torcidas e se tornou um patrimônio afetivo dos mineiros.mineirao

Além de palco do futebol, o Mineirão é também um monumento da capital mineira. Sua fachada é tombada pelo Conselho do Patrimônio Histórico de Belo Horizonte e se integra ao conjunto arquitetônico da Pampulha, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O estádio está, assim, inserido em um dos principais polos de lazer e cultura da cidade, onde o paisagismo e a arquitetura se unem em um verdadeiro cartão postal.

CIDADE ADMINISTRATIVA DE MINAS GERAIS
cidade-administrativaLocalizada as margens da Linha Verde na região de Venda Nova, a Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurada em março de 2010. O local pertencia ao Jóquei Clube de Minas Gerais, na antiga sede do Hipódromo Serra Verde, localizado na região Norte de Belo Horizonte. Com capacidade de reunir cerca de 16 mil servidores, a nova sede do governo abriga o Palácio Tiradentes, dois prédios de secretarias de estado, os edifícios Minas e Gerais, Centro de Convivência e Auditório Presidente Juscelino Kubitschek, além de unidades de apoio para equipamentos, estacionamentos e dois lagos.

LAGOA DA PAMPULHA
A Lagoa da Pampulha é uma lagoa situada na região da Pampulha no município de Belo Horizonte no Estado de Minas Gerais. Faz parte de um complexo com outras atrações turísticas e foi projetada por Oscar Niemeyer durante a gestão de Juscelino Kubitschek à frente da prefeitura de Belo Horizonte.

lagoa-da-pampulhaA construção da Pampulha, apesar de não ter sido ideia original de Juscelino Kubitschek, mas do prefeito anterior, Otacílio Negrão de Lima, ultrapassou o projeto inicial ao adquirir maior suntuosidade: um complexo arquitetônico, criado por Oscar Niemeyer, que se tornou marco artístico internacional, demonstrando a capacidade de JK de conciliar ideias antigas com seu dinamismo e espírito empreendedor. O entretenimento era incorporado ao cotidiano da cidade, que, ao frequentar o Cassino e a Casa do Baile, desfrutava de ambiente luxuoso.

A lagoa da Pampulha também é palco de grandes eventos esportivos como a Volta Internacional da Pampulha, entre outras competições nacionais e internacionais. Em 2010 recebeu um desfile da Disney World com personagens da Disney.

LINHA VERDE
Linha Verde é um projeto de vias lançado em 24 de maio de 2005 pelo governo do estado de Minas Gerais. Trata-se de um conjunto de obras viárias que envolve Belo Horizonte e a sua região metropolitana.

O empreendimento inclui intervenções nas avenidas Andradas, do Contorno, Cristiano Machado, e na rodovia MG-010. Uma via de trânsito rápido, com 35,4 km de extensão, liga o centro de BH ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, no município de Confins. A Linha Verde visa beneficiar mais de 3,5 milhões de pessoas, em quase 100 bairros da capital e mais de dez municípios.linha-verde

A Linha Verde foi lançada para requalificar a área próxima à estação rodoviária e ao Parque Municipal, além de desafogar o trânsito, garantindo segurança, para motoristas e pedestres que trafegam na avenida Cristiano Machado, principal acesso à região norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte e às regionais Nordeste, Venda Nova e Norte. O incremento do Aeroporto Internacional Tancredo Neves deu à via importância estratégica na economia, transformando-a em prioridade para o Governo de Minas e para a Prefeitura de Belo Horizonte. A Linha Verde tem como um dos objetivos melhorar a articulação viária e de transporte da capital com Ribeirão das Neves, São José da Lapa, Santa Luzia, Pedro Leopoldo, Vespasiano, Lagoa Santa e outros municípios.
As obras foram iniciadas no final de 2005 e foram concluídas no início de 2009.