Escova dental: como escolher a ideal?

Escova dental: como escolher a ideal?

Veja as dicas de uma especialista para escolher a melhor escova dental e garantir um sorriso saudável!

A saúde da sua boca depende de vários fatores, dentre eles uma boa higienização. E a principal ferramenta, e pode-se dizer a mais importante delas, é a escova dental. Não só saber o melhor modo de se escovar, como também como cuidar de sua escova, vão influenciar diretamente nisso.

De acordo com a cirurgiã-dentista Ludimilla Abi-Saber, as escovas podem ser meios de cultura para germes, fungos e bactérias, que depois de um tempo podem se multiplicar em níveis significantes. “Trocar a escova de 3 em 3 meses. Esse é o tipo de recomendação que você sempre ouviu por aí. Porém não é realmente o recomendado. Há vários fatores que influenciam na necessidade dessa troca. Alguns profissionais apontam como sendo o indicado a troca de sua escova a cada 45 dias. Isso porque, na medida em que é usada, a escova vai se desgastando, acumulando bactérias e perdendo a sua função (tudo depende do modo como você a usa e a guarda é claro)”.

Para uma boa higienização, a especialista garante que o ideal é colocá-la sob água corrente após a utilização e deixá-la em pé para que possa secar completamente entre um uso e outro. “Se ficar no banheiro guardada com outras, use uma capinha de proteção para evitar eventuais contaminações”, disse.

E para evitar também machucar a gengiva, a dentista recomenda a utilização de uma escova de cerdas macias. “Cuide bem da sua escova, pois ela influencia totalmente na qualidade de sua higiene bucal e consequentemente na sua saúde”, afirmou Ludimilla.

Sabia que além da escovação, é fundamental fazer uma limpeza completa no consultório odontológico de 6 em 6 meses? Há quanto tempo você não investe no seu sorriso? Que tal marcar a sua limpeza agora?