Dentes sensíveis: como tratar?

Dentes sensíveis: como tratar?

Você tem dentes sensíves? Especialista explica como tratar e prevenir a hipersensibilidade dentária.

De acordo com estimativas das associações odontológicas cerca de, 25% dos brasileiros adultos possuem dentes sensíveis. Consumir alimentos e bebidas geladas passa a ser uma tortura para quem sofre diariamente com o problema. Segundo a cirurgiã-dentista Renata Amorim, sócia da Vitácea Odontologia, em Belo Horizonte, a hipersensibilidade dentária acontece quando há exposição gradual da dentina, que é a parte mais interna do dente e que contém pequenos canais (túbulos dentinários), com terminações nervosas e fluidos.

De acordo com a dentista, quando o dente está sobre ação de calor ou frio e estes túbulos estão expostos, ocorre a movimentação rápida do fluido contido neles e faz com que as terminações nervosas reajam gerando a sensação de dor. As principais causas do problema são:

  • Escovação excessiva
  • Doença da gengiva (gengivite);
  • Ranger dos dentes;
  • Recessão gengival;
  • Abfração;
  • Clareamento dental;
  • Cremes dentais abrasivos(como os que prometem clarear os dentes);
  • Uso de piercing na boca e hábitos parafuncionais que possam denegrir a estrutura do esmalte do dente;
  • Restaurações quebradas, infiltradas ou mal adaptadas;
  • Biocorrosão ácida (intrínseca, extrínseca);

 Diagnóstico e tratamento

A especialista esclarece que para receber o diagnóstico de hipersensibilidade, o paciente deve procurar por um cirurgião-dentista. “É necessário entender junto com o paciente como é a sensibilidade, quando ela aparece, qual estímulo causa dor (frio, quente, doce…) e juntamente com esses dados coletados na anamnese é realizado um exame clínico da cavidade oral e exames radiográficos”, completou Renata.

Por isso, a forma de tratamento dependerá da causa do problema. “No caso da escovação excessiva, por exemplo, será necessário uma consulta de orientação de escovação. Nessa consulta são ensinadas técnicas de escovação atraumáticas, indicação de escovas e pastas dentais. Será avaliado também se algum dente necessita de restauração devido ao desgaste no esmalte causado pela escovação”, exemplificou Renata.

Para se prevenir da hipersensibilidade, ela recomenda uma visita ao dentista a cada seis meses, evitar uma alimentação excessivamente ácida e com muito açúcar, não usar produtos que “clareiam” os dentes sem supervisão, nem fazer uso de pastas dessensibilizantes sem indicação de um profissional.