Cuidados para o aparelho transparente: como não manchar?

Cuidados para o aparelho transparente: como não manchar?

Muitas pessoas associam o brilho metálico do aparelho ortodôntico a um tratamento exclusivo para a fase da adolescência. Por causa disso, cresce cada vez mais a procura pelos tratamentos estéticos, especialmente por adultos que desejam corrigir problemas de desalinhamento nos dentes.

O aparelho transparente é uma ótima opção para quem procura um tratamento mais discreto para corrigir a má oclusão. A função e os resultados são os mesmos dos aparelhos convencionais, o que muda, de um modo geral, é o material de que são feitos.

A questão é que muitos pacientes que utilizam o aparelho transparente percebem a necessidade de mais cuidado e atenção para que as peças não fiquem manchadas e amareladas. Entenda por que isso acontece e como é possível prevenir o problema.

Quais os tipos de aparelho transparente?

Fixo

O modelo fixo é igual ao aparelho convencional, com a diferença de que é feito de plástico, safira, cerâmica ou porcelanas — que podem ser monocristalizadas ou policristalizadas. O plástico, naturalmente, tende a ficar mais amarelado com o tempo e o consumo de alimentos, já os outros materiais não costumam sofrer alteração de cor, mesmo que o paciente consuma corantes.

Móvel

Além do aparelho fixo, existem alinhadores removíveis feitos de plástico invisível, da marca Invisalign®, que têm a proposta de mover os dentes de maneira gradual à posição ideal. O tratamento envolve uma tecnologia inovadora que permite a criação de alinhadores personalizados de acordo com a necessidade de cada paciente.

Além de ser discreto, esse modelo de aparelho transparente é considerado mais confortável e menos incômodo do que o aparelho ortodôntico convencional, além de oferecer a facilidade de ser retirado para a higienização.

Por que eles mancham?

O principal ponto sobre os modelos fixos transparentes é que os acessórios utilizados para prender o fio do aparelho aos braquetes — chamados de ligaduras elásticas ou borrachinhas — também são mais claros por fins estéticos, por isso acabam sendo mais facilmente manchados.

As borrachinhas claras costumam sofrer um processo de descoloração química, mediante o consumo de bebidas e alimentos com corantes, em seguida, ocorre a coloração mecânica simples, ou seja, elas começam a absorver a cor de outros produtos consumidos e ficam manchadas.

O que fazer para o aparelho não amarelar?

Pacientes em tratamento ortodôntico já precisam alterar sua dieta e tomar cuidado ao mastigar certos alimentos, especialmente os mais duros ou crocantes, pois podem descolar ou quebrar os braquetes.

Ao utilizar o aparelho transparente, a necessidade de atenção à alimentação aumenta pois, alimentos com muitos corantes, naturais ou não, e bebidas como café, vinho, cerveja, chá e refrigerante podem ser os principais causadores de manchas. O cigarro, que é um grande vilão para a saúde, de um modo geral, também pode ser prejudicial para a estética do aparelho, provocando amarelamento.

Por fim, é essencial dizer que para manter a aparência de limpeza do aparelho por mais tempo, uma higienização cuidadosa, pelo menos 3 vezes ao dia, é o melhor caminho. Escova macia, creme e fio dental são imprescindíveis, inclusive existem opções como escovas ortodônticas e as de modelo bitufos e unitufos. O mercado também oferece um fio dental que tem a ponta mais rígida para facilitar a passagem entre o fio do aparelho e o dente. A higiene bucal correta é o que poderá preservar tanto a saúde bucal quanto a aparência do aparelho.

Ficou mais fácil entender por que o aparelho transparente mancha e como evitar esse problema? Tem interesse em conhecer mais sobre tratamentos odontológicos e estéticos? Entre em contato conosco, será um prazer falar com você!