Como se preparar para colocar as facetas dentárias?

Como se preparar para colocar as facetas dentárias?

O desenvolvimento da tecnologia traz diversas vantagens para a Odontologia, especialmente no que diz respeito a tratamentos estéticos, que estão cada vez mais acessíveis e rápidos, feitos com materiais mais resistentes e duradouros.

Muitas pessoas têm conquistado o sorriso perfeito por meio das facetas dentárias ou lentes de contato dental, que é um procedimento que consiste em revestir os dentes com uma lâmina ultrafina, capaz de corrigir imperfeições dos dentes e alcançar a mesma coloração, transparência e brilho de dentes naturais.

O dentista pode recomendar o uso das facetas para corrigir tamanho ou formato dos dentes, além de alterar a textura da superfície e melhorar o aspecto de dentes restaurados. Porém, não basta apenas a indicação para o procedimento, é preciso que o paciente o entenda e se prepare.

Confira quais são as etapas do processo para se preparar adequadamente para ele:

Tratamento de outros problemas bucais

As facetas de porcelana ou lentes de contato só podem ser aplicadas em pacientes com dentes e gengivas saudáveis, por isso é fundamental que sejam tratados anteriormente todos os problemas de saúde bucal existentes, como cáries e gengivite. O desequilíbrio da oclusão ( problemas de mordida), dentes tortos ou espaçados também precisam ser cuidados antes dessas questões, sendo que em alguns casos pode ser indicado o tratamento ortodôntico.

Em uma primeira consulta, o dentista costuma pedir exames radiográficos para avaliar a saúde da boca antes de começar o planejamento do tratamento estético. É imprescindível que as gengivas estejam sadias e em posição normal, pois quando inflamadas elas apresentam volume maior, o que prejudica a confecção das lâminas.

Clareamento dental

Antes da colocação da lente de contato dental também é necessário fazer um clareamento dos dentes para garantir que após a aplicação da faceta a coloração do sorriso fique uniforme. Isso porque as facetas são muito finas e a cor do dente natural interfere no resultado.

É importante lembrar que o clareamento só pode ser feito depois dos dentes estarem livres de tártaros, pois eles impedem a ação do clareador.

Preparação das superfícies e testes

O próximo passo é selecionar a cor final das porcelanas a serem utilizadas e preparar as superfícies dos dentes. No caso da aplicação de facetas, é sempre necessário um desgaste mínimo do esmalte do dente para que não haja degrau entre o dente e a faceta.

Nessa etapa, o dentista pode fazer simulações com resinas no formato final do procedimento para proporcionar uma melhor visualização do resultado que será obtido, para verificar se será necessária alguma correção.

Após essa preparação, as facetas podem enfim ser confeccionadas e serão realizados testes e ajustes necessários. É importante que o profissional siga os protocolos corretamente para garantir o sucesso do tratamento.

Se o paciente que recebeu facetas mantiver as consultas de retorno regularmente, a durabilidade do sorriso livre de imperfeições conquistado será de muitos anos.

Caso tenha interesse em realizar esse procedimento ou ainda tenha alguma dúvida sobre facetas dentárias e lente de contato dental, entre em contato conosco. Será um prazer para nossa equipe atender você!