Blog

Saúde bucal pode reduzir as chances de contágio do Coronavírus

Boa higiene é um dos principais responsáveis pela preservação do sistema imunológico

Nos últimos dias, o Coronavírus se tornou o assunto mais comentado mundialmente. Após o surto de contágio em diversos países do mundo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o problema como pandemia e, no Brasil, as pessoas ainda buscam mais informações e se preocupam com formas de prevenção, já que ainda não foi desenvolvida uma vacina. Neste cenário de insegurança, a saúde bucal é aliada para controlar o problema, pois ela é um dos principais responsáveis pela preservação do sistema imunológico.

A cirurgiã dentista e especialista em periodontia, Ludimilla Abi-Saber Toledo, explica que os problemas bucais podem contribuir para a redução da imunidade, pois na região existem milhares de bactérias que podem causar infecções e debilitar o sistema imune. “Algumas doenças bucais, como a gengivite e a periodontite, afetam diretamente o sistema imune do paciente, fazendo com que ele se torne mais suscetível ao contágio. Caso ele contraia a doença, a chance de mortalidade pode ser maior”, alerta.

Cuidados

A especialista esclarece que cuidar da saúde bucal deve ser um hábito constante para prevenir prevenir doenças gengivais e dentárias e, consequentemente, aumentar a imunidade. “Além disso, pacientes que possuem eficiência mastigatória trituram melhor os alimentos. Com isso, o organismo absorve melhor os nutrientes, melhorando a ingestão de vitaminas e sais minerais, tão importantes para o sistema imunológico”, explica.

Saúde Bucal x Coronavírus

De acordo com Ludimilla, um paciente que possui doenças bucais obtém um sistema imunológico mais debilitado, algo que favorece o aumento da mortalidade pelo vírus Covid-19 (Coronavírus). “O paciente deve cuidar bem da higienização, escovando os dentes e usando o fio dental de forma correta. Isso vai manter a cavidade bucal livre de placa bacteriana e diminuir a chance de instalação de doenças bucais ou o avanço delas, no caso de quem já esteja infectado”, orienta.

Recomendação

Neste momento, em que a epidemia cresce a cada dia no país, a especialista alerta sobre a importância de manter cuidados consigo mesmo e com quem está ao redor. “Procure um dentista para se certificar que sua saúde bucal está em dia e, caso necessite de um tratamento, faça-o o quanto antes para que você fortaleça seu sistema imune. É importante lembrar que o paciente que estiver com o coronavírus não deve ir ao dentista, os cuidados devem ser feitos em casa ou no hospital”, complementa.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Ludimilla Abi-Saber Toledo, cirurgiã dentista, especialista em periodontia e capacitada em harmonização facial. É professora na pós-graduação em periodontia da Faculdade São Leopoldo Mandic e sócia da Clínica Vitácea, em Belo Horizonte.

Implantes dentários exigem mesmos cuidados que dentes permanentes

Especialista destaca a importância de redobrar os cuidados após procedimento

Para tratar a saúde bucal e eliminar doenças e outros relacionados a essa área do corpo, em muitos casos, especialistas indicam o implante dentário. Além de ser um procedimento eficaz, os pacientes se sentem muito satisfeitos com os resultados que permitem, em longo prazo, recuperar diversos aspectos da qualidade de vida. Porém, o fato de ter dentes novos faz com que alguns pacientes esqueçam de higienizar corretamente essa área, já que o recomendado é manter os cuidados da mesma forma que antes de passar pelo procedimento. Dessa forma, podem surgir diversos riscos para a saúde.

Estudo indica que homens cuidam menos da saúde bucal

Prevenção é o melhor caminho para evitar danos à saúde de todo o organismo

A saúde bucal é um aspecto fundamental para o funcionamento de todo o organismo. Afinal, a boca é como uma “porta” de entrada para bactérias e diversos microrganismos. Portanto, essa é uma área que precisa de diversos cuidados. Mas quando se trata do público masculino, em diversos casos, a saúde da boca é negligenciada. Ao contrário das mulheres, que recebem diversas dicas de conscientização durante a vida, uma grande parcela dos homens ainda alimenta certo preconceito ou desinformação em relação à saúde dos dentes e os demais componentes da boca.

Como cuidar da saúde bucal durante a gravidez?

Conheça os principais mitos e verdades em relação aos dentes de mulheres gestantes

O período de gravidez é uma das fases preferidas entre muitas mulheres, mas, principalmente entre as mães de primeira viagem, este também é um período de muitas dúvidas, especialmente em relação a saúde. Quando se trata dos dentes e outros componentes da boca, não é diferente. Afinal, nesta fase o organismo sofre diversas alterações e precisa ser cuidado da maneira adequada.