Blog

Tratamentos estéticos para os dentes aumentam as buscas neste final de ano

Clareamento, facetas e lentes de contato são os queridinhos entre os pacientes

Final de ano, comemorações se aproximando e aquela vontade de mudar e sair com um sorriso bonito nas fotos? Pois saiba que nessa época as demandas pelos tratamentos odontológicos são bastante procurados.

O clareamento dental está entre os mais buscados nas clínicas por exercer um grande impacto na estética bucal e autoestima das pessoas. Desde que chegou ao mercado, esse tratamento ganhou muitos adeptos, por ser um procedimento pouco invasivo e apresentar resultados satisfatórios.

“O clareamento dental utiliza produtos à base de peróxido de hidrogênio, que, quando em contato com a superfície dos dentes, conseguem quebrar as moléculas pigmentadas, dissociando-as em moléculas menores e deixando o dente mais claro’’, afirma a dentista Renata Amorim, da clínica Vitácea em Belo Horizonte.

Através do contato com agentes clareadores, é possível recuperar a cor original dos dentes.

Mas cuidado! Pacientes que apresentam problemas bucais como cáries e lesões dentárias não são indicadas para o tratamento. Gestantes, no final da gravidez, também devem evitar o procedimento. Lentes x facetas, qual a diferença? Os pacientes também podem contar com a colocação de lentes de contato para ter dentes mais bonitos, alinhados e brancos.

As lentes de contato dentais ajudam a melhorar a parte estética e funcional de pacientes que estão insatisfeitos com seu sorriso. Elas podem ser utilizadas para dar um novo formato aos dentes, corrigir apenas um dente que esteja com a coloração ou formato inadequado e até mesmo fazer a correção de toda a arcada como é o caso de pessoas que têm a curva de sorriso invertida (sorriso triste), corredor bucal amplo (sorriso estreito), dentes curtos e diastemas.

Entretanto, para a colocação das lentes, os dentes precisam passar por um desgaste em sua estrutura. Por este motivo, é importante que o procedimento seja realizado por um profissional especializado no assunto.

Quem deseja colocar lentes nesse final de ano deve ter a atenção redobrada. Isso porque é necessário mudar certos hábitos, como não mastigar gelo, morder objetos e ter cautela ao comer alguns alimentos crocantes.

Já as facetas são próteses finas, que servem para cobrir as faces dos dentes e dar a eles uma melhor aparência ao sorrir. “Funcionam como pequenas capas para os dentes, já que são coladas na parte da frente de dentes que estão trincados, manchados, espaçados ou desalinhados, podendo ser colocadas em um só dente ou em vários ao mesmo tempo, para harmonizar o sorriso.’’ pontua a Dr Renata Amorim.

Existem dois tipos de facetas: as de porcelana e as de resina. Enquanto as facetas de resina são mais baratas e mais fáceis de aplicar, as facetas de porcelana são consideravelmente mais caras, mas são mais resistentes e costumam durar mais tempo. Apesar disso, tanto as facetas de porcelana, como as de resina composta têm de ser substituídas se forem danificadas.

A higienização das facetas não é diferente dos dentes normais. Mas o ideal é evitar colocar e morder objetos duros, como canetas ou utilizar piercings bucais, por exemplo, além do cuidado ao mastigar alimentos mais consistentes.

Cuide sempre da sua saúde bucal! Em caso de escolha por algum desses tratamentos, se atente aos cuidados. Seu sorriso é a sua porta de entrada!

Fonte: Renata Amorim, cirurgiã-dentista, especialista em implantodontia e sócia da Clínica Vitácea Odontologia, em Belo Horizonte.

Odontologia Integrada: saúde bucal passa por todo o corpo

Entenda como o tratamento multidisciplinar é fundamental para a saúde da boca que influencia em geral o organismo

Grande parte da população já conhece a importância de cuidar da saúde bucal. Além de manter o sorriso bonito e a autoestima lá em cima, essa parte do corpo também ajuda na manutenção geral do organismo. Afinal, a boca é, literalmente, uma porta de entrada para diversos nutrientes e microorganismos que podem fazer muito bem ou serem responsáveis pelo surgimento de diversos problemas.

 

Exatamente por isso, um conceito de cuidados com a própria saúde ganha cada vez mais destaque ao longo dos anos: a odontologia integrada. Ludimilla Abi-Saber Toledo, cirurgiã dentista e sócia da clínica Vitácea, em Belo Horizonte, explica que essa nomenclatura nada mais é que os cuidados realizados de forma completa para os pacientes, ou seja, o tratamento multidisciplinar. “Tanto para pacientes que já sofrem com um estágio mais avançado de uma doença, tanto para aqueles que ainda estão no início, o tratamento em conjunto com outras especialidades é muito importante, já que as consequências de tal problema podem começar a se espalhar – ou já ter se espalhado – para outra parte do corpo”, diz.

 

Este é o caso, por exemplo, de pessoas que começam a ter algum abalo na parte estética ou doenças derivadas de problemas bucais. “Grande parte dos pacientes podem sofrer com danos estéticos e acabar com problemas relacionados a autoestima, entre outros transtornos mentais, em casos mais graves até depressão. Enquanto isso, algumas doenças odontológicas estão diretamente ligadas a doenças gastrointestinais, cardiovasculares, dentre outros”, comenta.

 

É nesse momento que o papel de outros especialistas passa a ser tão importante. “Quando tais doenças causam esse tipo de consequência, não adianta tratarmos apenas a boca, pois a doença continuará existindo em outros locais. Por isso, realizamos a avaliação e, caso seja necessário, encaminhamos o paciente para os demais profissionais adequados”, esclarece.

Nutrição e saúde bucal

 

Todas as especialidades exercem algum papel em relação a saúde bucal. Porém, uma que é praticamente obrigatória é a área da nutrição. Ludimilla afirma que, além de estar presente quando ocorre alguma consequência derivada de uma doença bucal, a nutrição também é fundamental para prevenir e evitar qualquer quadro de risco. “Uma boa alimentação vai muito além de manter um bom funcionamento do nosso organismo. Ela também é responsável por manter os dentes saudáveis, limpos, preservar o esmalte, a estrutura óssea, evitar a proliferação de fungos e bactérias, além de outros detalhes que os alimentos adequados tem papel fundamental. Então, mesmo sem uma doença aparente, vale a pena manter o tratamento multidisciplinar com dentistas e nutricionistas, por exemplo”, recomenda. 

 

Fonte: Ludimilla Abi-Saber Toledo, cirurgiã dentista, especialista em periodontia e capacitada em harmonização facial. É professora na pós-graduação em periodontia da Faculdade São Leopoldo Mandic e sócia da Clínica Vitácea, em Belo Horizonte.

Covid-19: doenças bucais podem prejudicar tratamento

Saiba quais os cuidados importantes para ajudar no combate ao novo coronavírus

A boca sempre foi considerada uma porta de entrada para diversas doenças. Atualmente, além dos problemas mais conhecidos, cuidar dessa parte do corpo também é fundamental para o combate a Covid-19. Doenças infecciosas e diversos tipos de bactérias podem prejudicar a saúde e influenciar no tratamento ou sintomas do novo coronavírus.

A cirurgiã dentista Ludimilla Abi-Saber Toledo, explica que o alerta refere-se a quem é acometido pela doença e desenvolve os sintomas mais graves da Covid-19. “É importante salientar que não existe relação direta entre o desenvolvimento do coronavírus e as doenças bucais. O que acontece é que uma boa higienização, além dos cuidados comuns amplamente divulgados, reduz as chances de propagação do vírus, além de evitar doenças responsáveis pelo agravamento dos sintomas relacionados”, completa. 

Quando se fala da relação com o tratamento, o risco pode ser devido às bactérias e infecções que nascem na boca e podem se alastrar para o resto do organismo. “Em caso de internação ou intubação, em que o sistema imunológico fica mais fraco, essas bactérias podem se proliferar causando um risco maior para a saúde do paciente”, esclarece.

Por isso, segundo Ludimilla, os cuidados devem ser mantidos e redobrados durante a pandemia. “Caso esteja passando por algum tratamento odontológico, não abandone sem antes se consultar com o especialista responsável pelo seu caso. A recomendação é ficar em casa o máximo que puder, mas sempre prezando pela saúde geral do corpo para se manter saudável em todos os quesitos”, diz.

Cuidados em casa 

Ludimilla ressalta os principais cuidados diários para evitar doenças bucais e qualquer tipo de complicação. “Mantenha a rotina de higiene com escovação frequente após cada refeição e uso do fio dental. Para esse momento, também é recomendado a atenção em relação aos doces. Muita gente procura esse tipo de alimento para aliviar o estresse, mas ele pode ser prejudicial para os dentes e outros locais do organismo”, orienta.

Fonte: Ludimilla Abi-Saber Toledo, cirurgiã dentista, especialista em periodontia e capacitada em harmonização facial. É professora na pós-graduação em periodontia da Faculdade São Leopoldo Mandic e sócia da Clínica Vitácea, em Belo Horizonte.

Clínica odontológica realiza campanha para ajudar mulheres em situação de vulnerabilidade

Cuidar da saúde bucal pode ter um significado ainda mais especial no mês de agosto

A clínica Vitácea Odontologia realiza durante o mês de agosto uma campanha especial em parceria com a Associação Meninas do Bem. Para alavancar o número de doações para o projeto, a cada avaliação ou primeira consulta de um paciente, a Vitácea fará uma doação para a instituição.

A Associação Meninas do Bem realiza por meio da costura ações para apoiar mulheres gestantes em situação de vulnerabilidade. Todos os meses, a equipe que conta com diversas voluntárias produz enxovais para doar as mães que acabaram de dar a luz ou gestantes de alto risco que precisam de apoio. Além dos enxovais costurados por elas, as doações envolvem itens de higiene pessoal, brinquedos, fraldas e outras necessidades da rotina materna.

Renata Amorim, cirurgiã dentista e sócia da Vitácea, conta que ela e a equipe da clínica se apaixonaram pelo projeto assim que o conheceram e, assim, resolveram incentivar outras pessoas a ajudarem. “Não é necessário oferecer muito. Um pouquinho de cada um já pode ajudar. Além disso, desejamos que atos simples também possam ser responsáveis por fazer o bem ao próximo. Então, decidimos realizar essa conscientização através de algo que é uma rotina: o cuidado com a saúde bucal. Ou seja, mesmo que não possua condições de realizar uma grande doação, você poderá ajudar”, conta.

Serviço

Para participar da campanha, basta procurar a Vitácea e marcar a sua avaliação. Para mais informações, acesse @vitáceadontologia no Instagram ou entre em contato por telefone.

Contato: (31) 3492-1157 / WhatsApp: (31) 97302-1812

Endereço: Avenida Guarapari, 350 – Belo Horizonte

Para conhecer a Associação Meninas do Bem, acesse @associacao.meninasdobem ou meninasdobem.com.br

A campanha “Avaliação do Bem” ocorre até o final de agosto (31/08).

Fonte: Renata Amorim, cirurgiã-dentista, especialista em implantodontia e sócia da Clínica Vitácea Odontologia, em Belo Horizonte