Dor de dente: Saiba mais sobre as causas e prevenção

Dor de dente: Saiba mais sobre as causas e prevenção

Confira sobre a situação que atinge cerca de 88% da população brasileira

Em um dia comum, durante o trabalho, vem a dor de dente. Ou em um dia de lazer, passeando com os amigos, a dor vem novamente. O que fazer em uma situação comum como essa? Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 88% da população brasileira sofre com algum problema bucal.

Segundo Renata Amorim, cirurgiã dentista e sócia da Clínica Vitácea Odontologia, a dor pode começar leve e aos poucos se tornar mais forte, podendo levar o paciente a um quadro de dor extrema. E, em algumas vezes, a dor pode vir em forma de sensibilidade.

Causas

Existem casos em que a dor é a resposta a algum fator externo. “Ao consumir alimentos frios ou quentes, por exemplo, pode causar sensibilidade. Ela pode estar concentrada em apenas um dente ou acometer toda a arcada dentária. Algumas vezes, uma sinusite pode ser confundida com dor de dente pela proximidade dos dentes e dos seios maxilares (cavidades onde ocorre a sinusite)”, explicou a especialista.

As causas podem variar entre a cárie dentária, doença que afeta a polpa dos dentes (nesses casos, o dente deve ser tratado de canal), recessão gengival, em pacientes com sensibilidade dentária, entre outros. “Além desses fatores, alguns problemas como restauração infiltrada e exposição da raiz dos dentes podem contribuir para a dor de dente”, concluiu.

Como prevenir

A melhor forma de tratar é prevenir que o problema ocorra. “Ter uma boa higiene oral, escovando os dentes de forma adequada e usando o fio dental, se alimentar bem e visitar regularmente o dentista devem fazer parte da rotina para evitar possíveis problemas em relação aos dentes. A recomendação em caso de dor de dente é procurar um dentista o mais rápido possível”, complementou.

Fonte: Renata Amorim, cirurgiã dentista, especialista em implantodontia e sócia da Clínica Vitácea Odontologia, em Belo Horizonte (www.vitacea.com.br).